GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MÉDICA: um relato de experiências
Palavras-chave:
Gamificação, Educação Médica, Método Ativo de Ensino, TecnologiaResumo
RESUMO
Introdução: a educação médica é desafiadora e os docentes recorrem cada vez mais à gamificação para otimizar os resultados de aprendizagem e motivar os alunos. Objetivo: relatar cinco estratégias de gamificação na prática docente no ensino superior médico. Método: trata-se de um relato de atividades de gamificação de escopo individual e/ou coletiva em várias dimensões da graduação médica, desde o ciclo básico até o ciclo clínico. Relatode experiência: descreve-se a utilização de cinco games destinados a engajar e otimizar o aprendizado dos alunos. O primeiro trata-se de um Jogo de Tabuleiro com acadêmicos do segundo período para integrar
as disciplinas de bioestatística e epidemiologia com o eixo de medicina de família e comunidade que trabalhou conceitos básicos e aplicados previamente abordados na disciplina. O segundo foi o uso do aplicativo Kahoot! para motivaro interesse e avaliar o aprendizado dos acadêmicos após a participação na tutoria de aprendizagem em pequenos grupos e após palestras. O terceiro foi o game Stop ou “Adedanha” para promover a discussão de um caso clínico extenso que abordava diversas complicações do sistema respiratório, cardiovascular e renal e assim validar o conhecimento compartilhando as questões certas com os demais grupos. Outra
estratégia de gamificação foi uma adaptação do “Jogo dastrês pistas” com o auxílio do aplicativo Slido para ensinar os conceitos de tipos de estudos na área da saúde a citar: coorte, caso e controle, transversal, ecológico e ensaio clínico. E o último game, com o objetivo de motivar os estudantes a buscarem novos conhecimentos, foi o Mini Escape Room, um trabalho em equipe com temas abordados previamente com os discentes. Conclusão: as gamificações apresentadas engajaram os discentes que relataram em sua maioria gostar da prática, apontando que a mesmas promovem a aquisição de conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e um auxílio para a memorização, além de serem divertidas e desafiadoras. É possível melhorar os resultados de aprendizagem na educação médica usando a gamificação, especialmente quando o docente estabelece um contato próximo e com muito diálogo com os discentes.
Palavras-chave: Gamificação; Educação Médica; Método Ativo de Ensino; Tecnologia.